sábado, 3 de outubro de 2009


A Chamada De Abraão.



Deus chamou Abraão do meio de um povo idólatra. Diz a Escritura que Ele mesmo apareceu a Abraão estando ele na casa de seus pais, (At 7. 2-4). Abraão vivia em um mundo corrupto e idólatra e daquele meio Deus o cercou de todas as promessas e pôs-lhe na frente um alvo supremo: ser o pai de muitas nações, e entre estas, uma seria especialmente designada pela presciência divina para ser a representante dos interesses do Altíssimo na terra.

1. A tríplice ordem de Deus a Abraão, (Gn 12. 1). Na chamada de Deus a abraão, há determinações nas quais estão a essência do plano divino para ele.
A primeira foi: "Sai da tua terra", isto é, deus tinha outra terra, fértil e promissora para ele viver. A partida era indefinida e o lugar par onde ele iria era desconhecido por eles. O grande patriarca deveria partir, independente do desconhecimento dos detalhes. Na verdade, o que Deus queria era que Abraão partisse sem olhar para traz, ou sem pensar em retorno. A terra onde habitava seria um transtorno para os planos divinos. Sua saida de Ur dos Caudeus deveria ser para ele um desprendimento completo; uma renúncia total, material, social, e espiritual.
A segunda ordem de Deus foi: "sai-te do meio da tua parentela". Com exceção da sua esposa Sara, ninguém mais da família deveria acompanha-lo naquela peregrinação à terra que Deus lhe mostraria. Mas Abraão, constrangido pela idade de seu velho pai Terá, decidiu levá-lo também. Ainda um sobrinho muito ligado a família, chamado Ló, resolve unir-se ao patriarca na viagem. Esses laços familiares deveriam ter sido evitados para que Abraão e sua esposa não tivessem qualquer impedimento no caminho preparado por Deus.
Viajaram quase 1000 km e chegaram a Harã. Ali o idoso Terá, não pode mais prosseguira jornada. Custou caro a Abraão cortar esses laços familiares. Ele deveria ter obedecido a Deus sem reservas e, então, sua viagem de fé teria êxito.
A terceira exigência divina foi: "Vai para a terra que eu te mostrarei". A terra prometida a Abraão estava muito além de Harã, (Gn 17. 8; At 7. 4). A esta altura aprendemos uma lição preciosa. Quando Deus nos chama nada deverá nos prender a este mundo, porque Ele cuida de tudo.

0 comentários:

Postar um comentário